Durante o XVI Conselho Ordinário do Sínodo dos Bispos, realizado a 26 e 27 de junho, foi aprovado um novo documento destinado a orientar a fase de implementação do processo sinodal iniciado em 2021. Este documento oferece diretrizes práticas para que as Igrejas locais possam aplicar as propostas do Sínodo de forma concreta.
A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos anunciou que o documento está disponível no seu site oficial desde segunda-feira, dia 7 de julho. Apresentado como uma “trilha de orientação”, o material visa fomentar o diálogo entre as Igrejas locais e a Secretaria, promovendo a partilha de experiências e aprendizagens.
Estruturado em quatro capítulos, o documento fornece ferramentas interpretativas para ajudar as dioceses e equipas sinodais a alinhar os seus esforços locais com a visão global da Igreja. Os dois últimos capítulos concentram-se nos critérios de harmonização e nas metodologias a aplicar.
Estas “pistas” também respondem a dúvidas recebidas pela secretaria ao longo dos últimos meses, reforçando o papel de acompanhamento e apoio que este organismo desempenha, segundo o princípio do “diálogo circular” entre as diferentes comunidades.
Durante o encontro, houve atualizações sobre o próximo Jubileu das equipas sinodais e estruturas de participação, previsto para decorrer entre 24 e 26 de outubro.
Foi também destacado o dinamismo de várias dioceses espalhadas pelo mundo, que têm abraçado a fase de implementação com entusiasmo, criatividade e um forte sentido de corresponsabilidade.
A formação dos fiéis na vivência sinodal, especialmente dos agentes pastorais, tem ganho protagonismo. Multiplicam-se as “escolas de sinodalidade”, onde se promove a escuta ativa, o discernimento conjunto e a consciência eclesial.
Os membros do Conselho receberam também informações sobre os Grupos de Estudo instituídos pelo Papa Francisco após a primeira sessão da XVI Assembleia Geral e que, com a morte de Jorge Bergoglio e a eleição de Leão XIV, tinham abrandado a sua evolução.
Ficou acordado com o novo Papa que os relatórios finais poderão ser entregues até 31 de dezembro de 2025, sendo solicitado um resumo preliminar até ao fim de junho do mesmo ano. Estes documentos serão disponibilizados no site da Secretaria Geral.
Aceda ao documento completo aqui:
https://www.synod.va/content/dam/synod/process/implementation/pathways/250102—POR-Pistas-para-a-fase-de-implementacao.pdf