No passado dia 10, o Vaticano divulgou a mensagem do Papa Leão XIV para a celebração do 5.º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que se irá assinalar nas paróquias e comunidades de todo o mundo no dia 27 de julho. A mensagem tem como tema: “Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança” (cf. Sir 14,2), refletindo sobre o papel da esperança como fonte de alegria constante em todas as fases da vida. O Papa destaca que, ao longo dos anos, a esperança amadurece transformando-se numa verdadeira bem-aventurança.
Na sua mensagem, o Papa faz referência a várias figuras bíblicas de idade avançada que foram fundamentais para os planos divinos, lembremos: Abraão e Sara, Isabel e Zacarias, Jacó — que, já muito velho, abençoa os netos — além de Moisés e Nicodemos. O Pontífice ressalta que a compreensão do mundo e da Igreja depende da ligação entre gerações. Segundo ele, o contacto com os idosos mostra-nos que a história vai para além do presente, não se limitando a breves encontros, mas projetando-se para o futuro. “A fragilidade dos idosos precisa do vigor dos jovens”, reflete o Santo Padre, “e a inexperiência dos jovens precisa do testemunho dos idosos para projetar o futuro com sabedoria”.
Leão XIV lembra com carinho o papel dos avós, que são muitas vezes modelos de fé, de dedicação, de responsabilidade, de cidadania e de força perante as dificuldades. O Papa afirma que jamais será suficiente o nosso reconhecimento e a gratidão pelo precioso legado transmitido pelos mais velhos com amor e esperança.
Leia a mensagem completa em:
https://www.vatican.va/content/leo-xiv/pt/messages/grandparents/documents/20250626-messaggio-nonni-anziani.html