Dia Mundial da População

11 de julho
Imagem ©Geoff Gill via Pixabay

O Dia Mundial da População, que hoje se assinala, é uma oportunidade para refletir sobre os desafios e as oportunidades ligadas ao crescimento, ao envelhecimento e à distribuição da população, quer ao nível mundial, quer europeu e português.

População mundial

© Joshua Woroniecki via Pixabay

Em novembro de 2022, a população mundial ultrapassou 8 mil milhões de pessoas e continua a crescer, embora a um ritmo mais lento [¹]. Este crescimento é mais acentuado nos países da África Subsariana, por oposição a regiões como a Europa e partes da Ásia que enfrentam declínios populacionais [²].

Entre os principais desafios globais impostos pelo crescimento acelerado da população estão a pressão sobre os recursos naturais (de que a água é dos mais importantes), a urbanização desorganizada, as migrações forçadas e a necessidade de garantir educação, saúde e emprego, sobretudo para os jovens [¹][³].

 

População europeia

© Pixabay

Como é sabido, a Europa é hoje a região mais envelhecida do mundo, com uma idade média acima de 44 anos e taxas de fecundidade abaixo do nível de substituição (2,1 filhos/mulher) [⁴]. Em países como Portugal, Itália e Grécia registam-se reduções naturais da população, com mais mortes do que nascimentos [⁴][⁵].

Esta situação exige das autoridades executivas dos países políticas de natalidade, apoio às famílias, imigração qualificada e adaptação dos sistemas de saúde e de pensões [⁴].

 

 

População portuguesa

© Jacqueline Macou via Pixabay

Relativamente ao nosso país, em 2021, Portugal tinha cerca de 10,2 milhões de habitantes, com uma tendência decrescente [⁶]. A taxa de natalidade é baixa e os índices de envelhecimento por cá são dos maiores da Europa: cerca de 25% da população tem 65 anos ou mais [⁶][⁷].

Paralelamente, a imigração tem ajudado a travar o declínio populacional, embora ainda seja muito necessário investir na integração, na inclusão e na coesão social [⁷]. Prioridades nacionais incluem apoios à natalidade, fixação de jovens no interior, saúde e cuidados continuados para idosos [⁶][⁸].

Este dia convida-nos a refletir sobre o presente e o futuro das nossas comunidades. A população mundial continua a crescer, mas com grandes diferenças entre continentes. Na Europa e em Portugal, vivemos um envelhecimento acelerado que desafia a solidariedade entre gerações e exige novas políticas sociais.

Saibamos construir uma sociedade mais justa, acolhedora e sustentável para todos, em especial para os mais jovens e para os mais idosos.

 

Fontes:

  1. UNFPA – 8 Billion and Counting (2022)
  2. UN DESA – World Population Prospects 2022
  3. World Population Day – UNFPA
  4. Eurostat – Population structure and ageing (2023)
  5. Eurostat – Natural population change
  6. Censos 2021 – INE Portugal
  7. PORDATA – Envelhecimento da população em Portugal
  8. Relatório “Portugal, Balanço Social 2023” – FFMS

 

 

11/07/2025
Cidadania

Autor

Etiquetas: População