Como planear e gerir o orçamento familiar

Imagem ©Freepik

Elaborar o orçamento ajuda-nos a planear rendimentos e despesas, a gerir os rendimentos e controlar as despesas, a cumprir objetivos de poupança.

O rendimento corresponde ao “dinheiro que se ganha”, por exemplo, mesada/semanada; salário de um trabalhador por conta de outrem (professor, enfermeiro, polícia, etc.); rendimento de um trabalhador por conta própria (empresário, arquiteto, advogado, etc.); subsídio de desemprego; reforma de um pensionista; rendas de um proprietário de imóveis; juros de um aforrador/investidor (por exemplo, de depósitos e outras aplicações financeiras).

As despesas correspondem ao “dinheiro que se gasta”. Podemos distinguir entre:

a) despesas necessárias, aquelas de que necessitamos para assegurar a nossa sobrevivência ou a vida em sociedade, com, por exemplo: alimentação, vestuário, eletricidade, água, gás, transportes, livros escolares;
b) despesas supérfluas, ou seja, despesas com coisas que gostamos (desejos) mas que podemos viver sem elas, como, por exemplo: viajar, roupa de marca, tablet, concerto de banda conhecida.

Para gerirmos corretamente o nosso dinheiro, que é limitado, devemos satisfazer, em primeiro lugar, as nossas necessidades – querer é diferente de ter. Há, no entanto, certos desejos que consideramos importantes e que podemos satisfazer. Para isso, temos de fazer escolhas, graças às poupanças feitas com esforço e, até, sacrifício.

 

O que é um orçamento?

Um plano cuidado para gastar dinheiro recebido num certo período de tempo.

O importante é que não se pode gastar mais do que aquilo que se recebe. É assim que se consegue poupar. Depois de se pagarem as despesas necessárias, que não podemos dispensar, põe-se sempre de parte uma quantia destinada a despesas inesperadas, motivadas por qualquer situação imprevista – obras de emergência na casa, uma doença, etc. ou para irmos fazendo as nossas economias. Além disso, não nos podemos esquecer de que os nossos rendimentos podem sofrer quebras inesperadas.

Visite o site abaixo e preencha mensalmente o seu orçamento familiar:
https://www.todoscontam.pt/simuladororcamentofamiliar

 

11/06/2025
Literacia Financeira

Autor

  • Nasci a 17 de fevereiro de 1961 e sou licenciado em Economia. Fui bancário de 1988 até 2021 e estou reformado desde julho de 2021. Fui também professor de Microeconomia e Macroeconomia na universidade Autónoma e na Nova. Atualmente, faço voluntariado nos Vicentinos da Amadora, dou catequese aos pais na Matriz, pertenço ao Rumo à Festa, frequento a universidade sénior da Ajuda, em disciplinas que nada têm a ver com a minha formação: arqueologia, história da arte, filosofia natural. Os meus principais interesses são cantar, viajar e cinema.

Etiquetas: Família | orçamento