Dia 5 – 30 jul. — Portas Santas parte 1   

Diário | Jubileu dos Jovens 2025
Imagem ©Nuno MC

Preparamo-nos para a missa na Basílica de São Paulo Fora de Muros, encontro dos portugueses, onde entramos pela Porta Santa [1] — esta é a primeira de quarto portas pelas quais vamos entrar. Ainda cá fora vemos uma fachada com uma pintura e fundo dourado que reluz com a luz solar fazendo-a sobressair no céu azul. Percorremos o claustro com dezenas de colunas, tão grandes que são precisas três pessoas para as conseguir abraçar e com uma altura de 10 metros, e chegamos em frente da Porta Santa. 

© Nuno MC

Entramos e vemos ainda mais colunas, mais dourado e mais detalhes para ver. Tanto para ver que não dá para focar uma coisa só. Olhando para cima, vemos no friso os retratos de todos os papas, lá ao fundo o do Papa Francisco, ainda com uma cor viva, quase pintado de fresco.   

© Nuno MC

Finda a missa, visitamos a basílica, admiramos todos os cantos e recantos, à direita temos uma maqueta da basílica em madeira, cortada ao meio longitudinalmente, conseguimos ver também o interior e todos os pormenores arquitetónicos e de estrutura.  

© Nuno MC

Depois de almoço, partimos para a segunda Porta Santa desta viagem — Basílica de Santa Maria Maior.   

Atravessamos a Porta Santa, seguimos e chegamos à simples pedra branca com o nome “FRANCISCVS”, onde foi sepultado o Papa Francisco. Separamo-nos e vamos cada um para seu lado, tanto para ver, tanto pormenor, tanto dourado e tantas colunas.  

© Nuno MC

Pelo caminho deparamo-nos com a Igreja de Santo António, cujo título D. Américo Aguiar detém por ser Cardeal (aquando da sua nomeação, todos os cardeais recebem uma igreja). Aí encontrámos o cardeal a explicar-nos o processo de eleição do Papa e o encontro segue com um concerto.  

© Nuno MC

Ao longe vemos a terceira porta da viagem, situada na Basílica São João Latrão. Infelizmente batemos com o nariz na porta: chegámos fora do horário; amanhã voltamos!  

 

Seguimos para um jantar cedo e um regresso ao alojamento, também cedo, para recuperar forças.  

 Amanhã continuamos as visitas às Portas Santas e a pontos turísticos de Roma.  

 

[1] https://www.iubilaeum2025.va/pt/giubileo-2025/segni-del-giubileo/porta-santa.html