Bom dia, Barcelona!
Partilhámos o chão dos Salesianos com os nossos companheiros de autocarro da Paróquia de Tires, Paróquia de Salvaterra de Magos e duas penetras (de Santo Contestável e Penha de França). Não éramos o único autocarro a dormitar ali, tivemos vizinhos da Venda do Pinheiro e de Mafra.
Malas prontas e lá vamos nós! Dois motoristas (Sr. Zé e Sr. João), um autocarro cheio de peregrinos tugas e um sonho – chegar a Turim, Itália!
No horizonte, o asfalto transforma-se no nosso caminho. Pela janela vemos montes, colinas, linhas ferroviárias e postes de alta e média tensão que nos fazem companhia estrada fora. Deixamos Espanha para trás e dizemos “olá” a França, mas só de passagem!
Trespassamos a montanha que separa França de Itália pelo primeiro túnel desta viagem, as montanhas vão-nos acompanhar por mais umas horas até onde vamos ficar alojados.
Acordámos em Espanha, França foi apenas de passagem e no cair da noite somos acolhidos na Basílica de Don Bosco, Itália. Aqui ficam estacionados os 31 autocarros, 1.600 peregrinos da Diocese de Lisboa são acolhidos.

© Nuno MC
Já com a barriga a dar horas e com a basílica atrás de nós, jantámos no átrio/campo de futebol. Findo o jantar, a Eucarística Dominical, celebrada no mesmo espaço, presidida pelo Patriarca de Lisboa.
Dispersámos, uns dormiram nos corredores, outros em salas e ainda houve sortudos com quartos triplos e casa de banho privativa.
A noite vai longa, mas amanhã acordamos com a paisagem que o escuro da noite não deixou ver.
Próxima paragem: centro de Turim!