Dia 1 – 27 Jul., Barcelona

Diário | Jubileu dos Jovens 2025
Imagem ©Nuno MC

Quatro da madrugada, o nascer do sol trespassa o para-brisas da nossa limusina Mercedes de 50 lugares. O caminho até Barcelona ainda é longo, voltamos ao sono que agora só paramos para almoçar nos arredores de Saragoça.

Fim de tarde marcada pela Eucaristia na Basílica da Sagrada Família, presidida pelo Patriarca D. Rui (que peregrina connosco noutro autocarro).

© Nuno MC

 

Ao chegarmos perto da basílica, cada olhar um pormenor novo para ver e entender, por fora ficamos boquiabertos com a dimensão e o detalhe da pedra talhada (um burro no meio, frutos nas taças no topo das torres), por dentro recebemos um abraço das cores dos vitrais.

© Nuno MC

 

A nascente vemos vitrais de cores frias (azuis e verdes) que nos recorda o nascimento de Jesus, com a luz da manhã torna o interior neste espectro de cores frias, a poente vemos vitrais de cores quentes (vermelhos, laranjas e amarelos) recordando a paixão de Cristo, pudemos presenciar estas cores com o sol das 18h.

© Nuno MC

Sentados à espera do começo da Eucaristia, os nossos olhos e pescoços mexiam e giravam 360⁰. Tanta informação para assimilar em 2 horas – colunas, vitrais, escadas, torres, “para-quedas” de Nosso Senhor, presbitério/altar.

© Nuno MC

Finda a Eucaristia, vamos para o alojamento nos Salesianos locais, que apesar da gentileza do espaço interior, os homens decidem-se por ficar ao relento debaixo de um alpendre ao pé do campo da bola a que demos uso!

Água quente, banho tomado, jantar na barriga e uma boa noite horizontal de sono!!


Rumamos a Turim, Itália!