Manifesto de jovens católicos europeus: “Pedimos à Igreja que confie em nós”

Apresentado no Vaticano
Imagem © COD Coimbra/JMJ Lisboa 2023

“Pedimos à Igreja que confie em nós. Que nos deixe falhar, servir, crescer.” Eis o apelo no centro do Manifesto de centenas de jovens católicos da Europa envolvidos no projeto “Roma 25Santiago 27Jerusalém 33”, apresentado esta quarta-feira, 2 de julho, na Sala de Imprensa da Santa Sé.

O projeto surgiu no âmbito do caminho pastoral promovido pelo Dicastério para a Evangelização tendo em vista o Jubileu da Esperança que este ano se celebra e conta com o apoio da Conferência Episcopal Espanhola, estando prevista uma série de peregrinações que terão início em Roma este ano e seguirão depois até Santiago de Compostela, em 2027, e Jerusalém, em 2033, ano em que se celebrará outro Jubileu: o da Redenção.

Quanto ao Manifesto, será “proclamado oficialmente” no próximo dia 1 de agosto, na Basílica de Santa Maria em Trastevere, como parte do Jubileu da Juventude. E o entusiasmo dos jovens já envolvidos sente-se logo nas primeiras linhas do documento [1]: “Não somos turistas espirituais. Somos peregrinos de sentido. Chegamos com mochilas cheias de dúvidas, feridas, canções e esperança, com uma certeza no coração: Cristo está vivo e chama-nos”.

Intitulado “Uma revolução do espírito jovem”, o texto foi apresentado [2] como “um documento profético” e profundamente europeu, mas sem fronteiras. “Num continente que parece ter esquecido a sua alma, escolhemos recordar”, escrevem os jovens. “Recordar que fomos criados para a liberdade, que há beleza em seguir Jesus, que o Evangelho não é passado: é fogo hoje, aceso pelo Espírito Santo”. Por isso, continuam, “levantamo-nos como geração: não perfeita, não uniforme, não ideológica, mas humana, sedenta, buscadora, crente”.

E assumem as opções que já fizeram: “Escolhemos caminhar, porque seguir Cristo não é ficar parado. Significa deixar para trás o conforto, o cinismo, a indiferença. (…) Escolhemos proclamar, não com discursos vazios, mas com vidas autênticas. (…) Escolhemos curar. Ser a face de uma Igreja que não julga, mas acolhe. Onde ninguém fica de fora”.

O objetivo é agora fazer chegar o Manifesto ao maior número de jovens, podendo o documento ser assinado por todos aqueles que se identifiquem com a mensagem nele contida.

Todas as novidades relativas ao projeto poderão ser acompanhadas através do seu sítio oficial [1] e das respetivas redes sociais [3].

Por
3/7/2025

[1] https://j2r2033.com/rome-25/
[2] https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2025-07/europa-jovens-cristaos-pizzaballa-sala-imprensa-santa-se.html
[3] https://www.instagram.com/J2R2033

 

 

03/07/2025
NOTICIAS
Etiquetas: jovens

+Lidos