Proposta para a Vivência da Quaresma 2024
23 Março 2024
6.ª SEMANA (Domingo de Ramos) — RENOVAR
O EVANGELHO da semana diz-nos:
«Bendito o que vem em nome do Senhor!» (Mc 11, 9)
EXAME CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
Esta é uma ferramenta de oração e acção para um cuidado renovado pela criação e pelos mais afectados pelos danos ambientais, poderá ser para uso individual, em grupo ou em comunidade.
NA RELAÇÃO COM DEUS
Dou graças a Deus que criou toda a Terra, as criaturas terrestres, os peixes do mar, as aves do céu, a água que nos refresca e dá vida e toda a humanidade? Dou graças a Deus que me moldou no ventre da minha mãe, me transformou na pessoa que sou hoje e me sustenta no dia-a-dia? Reconheço que tudo o que sou e toda a Criação que me rodeia é uma dádiva de Deus? Ao ver as alegrias e sofrimentos da Terra, das suas criaturas e das pessoas em todo o mundo, vejo também os sinais da obra de Deus e do Reino de justiça, paz e integridade da criação? Onde senti a presença de Deus na criação hoje?
NA RELAÇÃO COM OS OUTROS
Identifico com humildade as situações em que fiz escolhas por conveniência, egoísmo e ganância em vez de justiça ecológica e social? Peço a graça de ser alguém que escolhe ver o mundo com os olhos dos marginalizados e actua para contribuir para uma sociedade social e ecológica mais justa? Reconheço que há os povos deslocados das suas terras por causa da sua água contaminada por um sistema económico que prioriza o lucro sobre as pessoas e o bem comum? Tenho consciência de que os mais pobres e os mais frágeis vivem em bairros próximos de indústrias poluentes e sofrem com uma distribuição e consumo desigual de energia e outros serviços? Defendo as políticas ambientais que cuidem da criação e dos mais vulneráveis? Tenho gestos concretos de ajuda aos imigrantes, refugiados e vítimas de qualquer tipo de abuso? Aceito o desafio do Papa Francisco a não ignorar os gritos da Criação, dos pobres e da terra?
NA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE
Como uso e poupo a água no meu dia a dia? Os meus padrões de consumo e gastos de energia reflectem a minha fé? Reconheço que comer é um acto de responsabilidade moral? Trato a minha comida e a minha casa com maturidade ou desperdiço comida e objectos? Tenho consciência dos lugares onde é cultivada a comida que consumo e em que condições vivem os produtores? Estou consciente da energia e da água gastas na produção da minha comida e do impacto no meio ambiente? Estou atento ao mundo em meu redor? Pratico a separação de resíduos como um acto de devoção? Que desafios ou alegrias experimento ao recordar o meu cuidado com a criação? Como posso afastar-me de uma cultura do descartável?