O Programa “Estou Aqui” é uma iniciativa da Polícia de Segurança Pública, com o apoio do Governo e de diversas entidades, para ajudar crianças, jovens ou adultos perdidos a reencontrar os seus familiares.
Este programa subdivide-se nas iniciativas “Estou Aqui Crianças”, para crianças e jovens, e “Estou Aqui Adultos”, para adultos em diversas situações de vulnerabilidade.
A iniciativa “Estou Aqui Crianças” tem como público-alvo crianças e jovens entre os 2 e os 15 anos e materializa-se numa pulseira com um código alfanumérico e uma indicação para ligar 112. O portador da pulseira está identificado com o referido código e, caso se perca dos seus familiares, pode recorrer a um adulto. Este adulto pode contactar o 112, que solicitará o código da pulseira e o local onde se encontra. A Polícia de Segurança Pública contacta a família de imediato e desloca-se ao local, para garantir um reencontro seguro. Assim, a criança não precisa de facultar quaisquer dados pessoais ou familiares com desconhecidos. A pulseira pode ser solicitada por pais ou tutores em qualquer esquadra da PSP, ou na página na Internet do programa e tem a validade de um ano civil, passado o qual deve ser feito novo registo.
A iniciativa “Estou Aqui Adultos” tem igual teor e forma de funcionamento, mas com um foco nos adultos em diversas situações de vulnerabilidade e que possam sofrer alguma desorientação ao circularem na via pública. O pedido pode ser feito pelo próprio adulto, por um cuidador ou instituição em qualquer esquadra da PSP, ou na página do programa na Internet. A pulseira, neste caso, tem a validade de dois anos, findos os quais deve feita nova inscrição.
Estas pulseiras não são dispositivos de emergência médica nem possuem localizadores GPS ou outro sistema de localização, tendo apenas o código alfanumérico que serve de identificação do portador da pulseira.
Quaisquer informações sobre este programa ou sobre o registo em qualquer uma das suas vertentes podem ser encontradas em https://estouaqui.mai.gov.pt
Por Nuno Campos
PIC