Proposta de Vivência para Advento e Natal | Epifania

Imagem ©

O nosso percurso ao encontro do Senhor, manifesta-se hoje como luz e salvação para todos os povos através dos Magos. Eles veem a estrela, que simboliza a luz da revelação divina, põem-se a caminho e oferecem presentes a Jesus. Os Magos eram muito atentos aos sinais e no seu íntimo sabiam que Deus lhes mostraria um deles: a estrela. Impulsionados pelo Espírito Santo, põem-se a caminho para ir ao encontro de Jesus e Jesus deixa-se encontrar, deixa-se encontrar sempre por quem O procura, mas, para O encontrar é preciso mover-se, fazer caminho. Para encontrar o Menino é preciso arriscar, mas, ao encontrar aquele Menino, ao descobrir a sua ternura e o seu amor, encontramo-nos a nós mesmos. Jesus está ali para oferecer a vida, os Magos oferecem o que carregavam nas mãos e nos seus corações. O Evangelho está cumprido quando o caminho da vida chega à doação. Dar gratuitamente, por amor do Senhor, sem esperar nada em troca: isto é sinal certo de ter encontrado Jesus, que nos diz “recebeste de graça, dá de graça.” Ele, que se fez pequenino por nós, pede-nos para oferecermos algo pelos seus irmãos mais pequeninos, que são aqueles que não têm com que retribuir. Olhemos as nossas mãos, muitas vezes vazias de amor e procuremos pensar num presente gratuito que possamos oferecer.

Diz-nos o Papa Francisco: “Os Magos ensinam que se pode partir de muito longe para chegar a Cristo: são homens ricos, estrangeiros sábios, sedentos de infinito, que saem para uma viagem longa e perigosa e que os leva até Belém. À vista do Menino Rei, invade-os uma grande alegria. Não se deixam escandalizar pela pobreza do ambiente; não hesitam em pôr-se de joelhos e adorá-Lo. Diante d’Ele compreendem que Deus, tal como regula com soberana sabedoria o curso dos astros, assim também guia o curso da história,
derrubando os poderosos e exaltando os humildes.”

PARA PENSAR: Olhemos as nossas mãos, estão vazias ou cheias de amor? O que tenho eu para dar a quem precisa de amor? Procuro pensar em presentes gratuitos que possa oferecer a alguém? Ofereço sorrisos e abraços? Dou do meu tempo aos outros?

GESTO: Escrevo qual foi o presente mais bonito que recebi e colo no presépio da minha paróquia.

05/01/2025
NOTICIAS
Etiquetas: Advento | Epifania | Natal

+Lidos