Proposta de Vivência para Advento e Natal | Semana II

Imagem ©

Quando confrontados com um bebé recém-nascido deitado no lugar onde habitualmente os animais comem, sentimos um misto de revolta e incompreensão, é fácil ficarmos comovidos e emocionados. Por outro lado, há uma paz que brota daquele lugar que nos permite aceitar, compreender e até mesmo ficarmos enternecidos.

A manjedoura onde Jesus é colocado depois de nascer está carregada de simbologia, habitualmente nem lhe prestamos muita atenção, mas esta semana será ela o destaque no presépio, será o nosso foco, vamos olhá-la como se fosse o nosso coração que se vai preparando e abrindo para aconchegar Aquele que vai nascer.

Diz-nos o Papa Francisco: A origem do Presépio fica a dever-se, antes de mais nada, a alguns pormenores do nascimento de Jesus em Belém, referidos no Evangelho. O evangelista Lucas limita-se a dizer que, tendo-se completado os dias de Maria dar à luz, «teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria». Jesus é colocado numa manjedoura, que, em latim, se diz praesepium, donde vem a nossa palavra presépio.
Ao entrar neste mundo, o Filho de Deus encontra lugar onde os animais vão comer. A palha torna-se a primeira enxerga para Aquele que Se há de revelar como «o pão vivo, o que desceu do céu» (Jo6, 51).”

PARA PENSAR: Qual é o meu olhar para com os outros, para com os meus vizinhos? Estou disponível para os acolher, para ouvir e ajudar? Sei aceitar as suas diferenças e compreendo-os? Em casa, na rua onde moro, na minha cidade, sou gentil, humilde e pacificador? Sou capaz de sorrir?

GESTO: Escrevo o meu nome próprio e colo no presépio da minha paróquia.

AÇÃO: Participa no projeto do 7.º ano da catequese da adolescência, ajudando os Vicentinos da seguinte forma: leva produtos de higiene (gel de banho, champô, pensos higiénicos, espuma da barba, desodorizante, pasta de dentes, escova de dentes, lâminas de barbear, amaciador de cabelo, creme corporal, etc.); produtos de limpeza (detergente da roupa, amaciador de roupa, detergente da loiça, produtos de limpeza da casa, esfregões, panos, etc.); fraldas de bebé e adulto e toalhitas. Deixa o que levas junto ao Presépio ou no cartório.

08/12/2024
NOTICIAS
Etiquetas: Advento | Natal | semana II

+Lidos